Língua, Leitura e Escrita -Artigo

 Tânia Barros (Parte I)

Como docente e escritora tenho tido oportunidade de conversar com um grande número de alunos e leitores sobre aspectos da linguagem verbal  e sem torná-lo um estudo enfadonho e improdutivo.

Uma aula de língua pode e deve ser muito agradável. Não é difícil se o paradigma que seguirmos não for aquele antigo de pura memorização, sem análise dos sentidos. O difícil atualmente é conseguir que a audiência escute e tenha uma atitude compatível com qualquer aprendizado que se queira concretizar na vida. Devo fazer este adendo, mas não vejo razão para separar esse aspecto do comportamento pessoal do resultado de das manifestações escritas e orais, e da apreensão de textos um pouco mais elaborados cognitivamente.

Mas o objetivo central aqui é comentar aspectos interessantes da linguagem que devem estar presentes no cotidiano da escola, de uma aprendizado em busca de uma lida prazerosa com a leitura, com a literatura e com a escrita.

(continua no próximo post) Tânia Barros

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, professora... pronta pra voltar? Férias acabando. Valeu por o comentários aqui... mais interativo, ainda mais quando o assunto é bom pra discutir como este da linguagem... Ih... traz muito poema bonito como sempre fez.
Bjs.
Robert de M.

Escritora Tânia Barros disse...

pode deixar que será um ano poético, Ro!!!!
beijinho! Obrigada, pela visita ao blog!!