Aos meus pais o melhor!

 
Meus pais, Josélio e Tereza Barros, em 10 de novembro de 2009, quando ela completou 67 anos. 


Tive mais  um sonho madrugada passada com meu pai e minha irmã. É o segundo sonho em duas semanas no qual estamos nós três juntos. Papai tem Alzheimer e outras doenças que estão controladas via medicamentos e uma dieta rigorosa. Mas a tragédia é esta doença, o Alzheimer, que mexe profundamente com os familiares que cuidam diariamente ou num esquema de rodízio. 

Desde que vim para a Suíça vivo com meu coração inquieto. Principalmente porque o estado geral dele piorou na mesma semana que voltei para cá, depois de 4 meses direto no Rio.  Nossa amizade foi sempre grande e também as afinidades pela escrita e leitura. 

Há quase três anos ele adoeceu num grau que não permite mais muita conversa como antes. No entanto, quantas vezes neste período algumas poucas palavras dele me confortaram de forma inequívoca. Aquele jeito tranquilo de pensar, sem ansiedade, de confiar no esforço da vontade humana, pessoal, e na energia de Deus. 

Uma grande alma, generosa. Também sabe ler nos olhos das pessoas. Em sua vida  como articulador de ideias advogou com brilhantismo questões político-sociais e da nossa Amazônia,  mesclando razão e sensibilidade, clareza e agudeza em suas crônicas que, tantas vezes, enriqueceu o conteúdo de alguns jornais, sem receber uma ajuda de custo ao menos. Era o amor às letras e à justiça que o motivava a escrever. Advogado e grande orador, foi líder estudantil nos anos 60 (AGE), também membro da Academia Gonçalense de Letras, tendo já exercido sua presidência. 

As almas  podem estar ligadas num tipo de amizade muito especial que as capacitam a se comunicarem mesmo sem palavras, bastando os olhares, a energia dos seus pensamentos, o estar junto com confiança e esperança. E mesmo de longe essa energia é inabalável.

Grande  mulher  minha mãe que tem  passado esses momentos difíceis ao seu lado, dando-lhe   conforto, carinho e segurança, mesmo que a sua própria saúde que não esteja muito bem.  Que os Anjos estejam a cada segundo protegendo aos dois, e que brilhe vossa boa saúde! Hoje e sempre, aqui e nas dimensões que venham após esta existência na terceira dimensão.

Tânia Barros

Nenhum comentário: